Memórias Racionais
Residi no Retiro Racional por 7 anos e tive o privilégio da convivência direta com o Senhor Manoel Jacintho Coelho.
À noite, após o expediente, Ele reunia alguns moradores e
visitantes para palestras, na varanda de sua residência.
Espero que essas memórias e anotações  sirvam de ajuda para dúvidas de muitos leitores que me escrevem
sobre assuntos diversos e para alertar do procedimento  de falsos leitores que tem implantado confusões no meio Racional.
"Quando Eu me fôr (se referindo ao dia em que deixaria o corpo material) aparecerão
muitos dizendo que "recebem" o Senhor Manoel
bancando o guru alheio.
É MENTIRA!
O Racional Superior não é espirito para baixar em ninguém. O RACIONAL SUPERIOR nunca autorizou ninguém a ser guru dos leitores da Obra. Quem orienta os leitores é o Conhecimento Racional, que é a Energia Racional materializada no Livro." Sr.M.J.C.
"Quando eu me fôr a Obra estará completa.
E na Obra está o esclarecimento e o recurso para a vida de todos vocês, pois é dada pelo RACIONAL SUPERIOR." Sr.M.J.C.
À noite, o Senhor Manoel respondia a cartas de leitores de todo Brasil e do exterior, orientava os moradores nas dúvidas mais corriqueiras.

" E quando Eu me fôr ? Como vocês vão resolver seus problemas? Na leitura está tudo o que vocês precisam saber para viver. Eu oriento a todos, aonde estiverem sobre tudo que querem e precisam. É só ler para receber o amparo do MUNDO RACIONAL." Sr.M.J.C.
" A leitura desse Livro não é a mesma de outro conhecimento material. Não pode ser leitura dinâmica para ir mais rápido. A mente fica cansada , lê e nem sabe o que está lendo. A orientação está na frente e não compreende porque a cabeça cansa, vagueia nas coisas do dia-a-dia. Enquanto estiver compreendendo a leitura a assimilação é uma, e se lê por ler é outra: essa é a diferença de um leitor para um estudante de CULTURA RACIONAL. " Sr.M.J.C.
"Na CULTURA RACIONAL não existe "guru".Guru é mestre do encanto do elétrico-magnético que sempre manteve todos na confusão infernal. É a leitura e o DONO do Livro orientando através do Conhecimento.É do Saber positivo, Racional, da verdadeira Origem de tudo e de todos, que a Humanidade precisa para entender a vida e saber como viver." Sr.M.J.C.
"O ler e reler quanto mais vezes melhor ( orientação dada em muitas partes do Livro) é para não perder tempo com bobagens e coisas que não engrandecem ninguém. Tem hora para tudo: para ler, para trabalhar, para descansar,e para o lazer, porque ninguém é máquina para fazer uma coisa só o tempo todo. Na hora da leitura é hora de ler  prestando a atenção, lendo  para entender e ser beneficiado."
Em alguns pontos do país,  falsos leitores "recebem santo" iludindo e enganando  leitores desavisados dando orientação sobre problemas de diversas ordens, se passando por Aparelho desenvolvido. Então vai aí palavras do RACIONAL SUPERIOR, contidas em sua Obra:

"Quem está ligado não diz que está e quem diz é porquê não está".
Leitores tem recebido "orientação" para ler 5, 10, 12 horas para se ligarem mais depressa. O Racional Superior  não diz na  Obra para ler dessa forma, afirma  que é preciso ler com calma, com a cabeça tranquila para assimilar, entender para receber os benefícios que são conseguidos porquê se ENTENDE O QUE ESTÁ LENDO.
Então, lendo tanto, a cabeça cansa, acaba-se até  decorando trechos mas o sentido fica para trás. Essa orientação  vem fazendo com que os leitores passem por cima das orientações dadas por ELE, e não percebam que o que "falsos leitores", tem pregado é CONTRÁRIO AO QUE O LIVRO ENSINA.
LEIAM COM CALMA, pouco que seja, com atenção e aplicando na vida como o RACIONAL SUPERIOR ensina e vejam a diferença no dia-a-dia.
Tem "falsos leitores" completando a Obra por conta de sua loucura, dando palpites em  assuntos que não são abordados no Livro.
Tem "uns" que tiveram a petulância de refazer as Mensagens Racionais se dizendo da direita. ( o do caroço de abacate)
A VERDADE é uma só e ELA pode provar e comprovar o que É.
Direita e Esquerda pertencem a esse conjunto elétrico e magnético de quem não se conhece e não sabe viver.
Se querem aparecer e ser mais do que o RACIONAL SUPERIOR que façam suas estórias mas NÃO DIGAM QUE TEM HAVER COM A CULTURA RACIONAL. Prejudicando leitores que procuram o certo e são levados por esses abusos.
Quando se veste a camisa de uma causa entende-se viver aquela causa.
As orientações dadas pelo RACIONAL SUPERIOR são claras e visam libertar todos do jugo das influências deformadas que só nos fazem bater a cabeça e sofrer cada vez mais. Então é preciso assumir nossa responsabilidade e compromisso em relação à Obra, fazendo o que ELE orienta (pelo menos para comprovar o que é dito!).
Ler e pedir ao DONO do Livro que a orientação vem.
Todo leitor já comprovou isso e muitas vezes é  mais fácil "pedir orientação a segundos e terceiros" porquê se der errado pelo menos temos em quem colocar a culpa pelo erro. É assim que se criam esses "falsos leitores". Pela preguiça de agir conforme deva ser, de assumir os próprios erros, mesmo sabendo que NUNCA estamos sozinhos e temos COM QUEM CONTAR E ONDE SE AGARRAR.
As afirmações acima falam por Si.
ELE, o RACIONAL SUPERIOR, disse que isso aconteceria.
E estão aí os fatos para comprovar mais uma vez QUEM ELE É.
E de que com a VERDADE não se brinca.
Página inicial
http://anacharbil.sites.uol.com.br/anacharbil@uol.com.br
LINK : Veja um exemplo