DESTAQUE NA SEMANA

            Aqui alguns fatos e informações da semana que tem haver com a CULTURA RACIONAL.

 

1) QUEM DIRIA; A GENÉTICA, COMO A CONHECÍAMOS, NÃO EXPLICA TUDO!!!

 

            Na onda do levantamento do genoma humano (a seqüência de genes que ficam no núcleo das células, dando o comando para suas atividades)  em 2003, foi criada uma grande expectativa  entre os cientistas, da época, quando se passou a dizer que todos os traços e todo o comportamento humano ficariam DE UMA VEZ POR TODAS definidos e claros.

        Cor dos olhos, cabelo, pele, doenças , inclinação para vícios e tudo o mais......

           Vários cientistas ( NÃO REPÓRTER NÃO!!!) participaram de programas no canal Discovery  afirmando que uma nova era se abria para a humanidade onde os cientistas, de posse do levantamento genético) iriam trocar os genes , por exemplo da visão humana por aqueles de uma águia, o que daria ao "novo homem" uma visão de super-herói: era a engenharia genética em ação.

        Depois do levantamento genético acabado, alguns cientistas, na Scientific American, , se mostraram algo decepcionados, já que a tão esperada resposta para todos os deslizes corporais e comportamentais não ficaram revelados pela genética.          

            Agora um novo estudo joga por terra todas as presunções do time anterior do  genoma humano: NÃO BASTA CONHECER A BAGAGEM GENÉTICA e SIM os controladores da mesma!!!   

A seqüência dos genes................ o tão sonhado desvendamento da vida, ainda sonhado......

 

 

           

            O título da reportagem da NBCnews é sugestivo: Vivendo além dos nossos genes!

           

            O que antes era considerado LIXO pela ciência se mostra agora no comando das ações, dentro de uma célula humana.

 

A ciência, buscando com sua formatação prévia, 1º; "colocou no lixo" e, agora, descobriu que as suas respostas estão lá onde ela achava que era só lixo......

 

            O grande projeto de pesquisa denominado ENCODE revelou que os cientistas vinham olhando na direção errada por muito tempo.

 

            Os genes na verdade são uma pequena parte daquilo que realmente faz o corpo funcionar.

            Mais importante do que os famosos genes são as substâncias entre eles, que até então era tida como: LIXO! Lixo genético, pois não se prestava a produção de proteínas que comandariam tudo no funcionamento celular (uma visão estrita bioquímica da vida).

            Estes novos atores, na estrutura do cromossomo, é que estão no comando, segundo os pesquisadores.

            " Foi como se tivesse aberto para uma nova galáxia." declarou o dr Stillmann, presidente do laboratório Cold Spring Harbor, que teve uma grande participação no estudo.

            Em 2003 se concluiu o Projeto Genoma Humano, que acabou decepcionado a expectativa dos cientistas já que o homem tem desprezíveis 22.000 genes ( menos do que alguns animais e bem menos do que o arroz).

            O que deixou a pergunta no ar: " Como pode algo tão complexo e avançado, como o corpo humano,  ser pulverizado em algo tão simples?"

            Dr Eric Green, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do genoma Humano declarou: " Nós entendíamos  muito pouco acerca do processo que liga ou desliga os genes. Na verdade nós temos mais dúvidas do que respostas acerca de como o genoma humano funciona."

            A próxima fase do trabalho denominado ENCODE ( Enciclopédia dos Elementos do DNA) mostra que  há 40 MILHÕES de diferentes interruptores que estão controlando esses genes, os ligando ou os desligando em vias complexas e sutis.

            O dr Collins, diretor do Instituto Nacional de Saúde (EUA) afirmou que as descobertas são: "Assustadoras e  refinada."

            O dr Snyder, especialista em genética da Universidade de Stanford, disse: "Parece que as mutações genéticas, que nós associávamos como causando doenças, podem apenas afetar doenças raras. As doenças comuns, como do coração, câncer, alergia são provavelmente controladas em outro lugar. Nós acreditamos que a maioria das alterações que afetam a saúde não estão nos próprios genes , porém nos interruptores."

          

            " Os genes ocupam apenas uma fina parte do genoma, e a maioria dos esforços para mapear as causas genéticas foram frustrados por sinais que estão longe dos genes. Esses sinais são o sistema operacional do genoma; as instruções, as quais, estão ocultas em milhões de localizações em torno do genoma." afirmou o dr Stamatoyannopoulos.

            " Nós agora temos a lista das partes que nos fazem humanos" disse dr Gerstein, da universidade de Yale, que trabalhou no projeto, "O que nós estamos fazendo está compreendido no diagrama do circuito de como isso tudo funciona."

            "Isso poderia explicar por que homens e chipanzés compartilham 98% ou mais dos genes embora sejam tão diferentes."

           O estado atual mostra como a ciência padece das mesmas "doenças genéticas" do resto da humanidade: um olhar condicionado, formatado com dificuldade de se defrontar com o que não conhece, lhe rotulando de lixo até o passa seguinte onde o lixo pode renascer como diamante.

            Até ontem a ciência prometia fundos e mundos com base no tratamento genético e hoje o que valai não vale mais e o que estava na alta de lixo é para se correr atrás.....

            Perguntinha: se o que se conhecia sobre os genes não era o que parecia, como ficam aqueles que foram submetidos ao tratamento de ponta da propalada engenharia genética??????????

 

                E ainda tem gente que olha desconfiado  para o CONHECIMENTO RACIONAL, pois a lógica do animal Racional é a mesma: julga com base no que conhece mesmo sendo     o que conhece tal como agora é e amanhã NÃO SEI.

                Na CULTURA RACIONAL não se cativa a aceitação da pessoa e SIM SUA ATENÇÃO para que possa ler e estudar um conhecimento novo, de uma DIMENSÃO DE PUREZA RACIONAL, nunca antes presente na Terra.

            Ler o LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO que com base e lógica revela todo histórico da saga humana, desde seu passado animal até a borda dos até então promissores genes.

            Desenvolver o RACIOCÍNIO (não é pensamento) é permitir que a mente da pessoa  conheça a ENERGIA RACIONAL, do Nosso verdadeiro MUNDO DE ORIGEM e sinta em si seus efeitos positivos.

            Estar por conta da ENERGIA RACIONAL pode ser a diferença entre viver entre a tentativa de acerto ou erro ou seguir por um  CAMINHO RACIONAL orientado por sua verdadeira BASE DE VIDA RACIONAL.      

 

 

         

            MAIS ARQUIVOS:

            semana: 27 agosto - 02 setembro 2012:

            semana: 01-05 agosto 2012: