DESTAQUE NA SEMANA

            Aqui alguns fatos e informações da semana que tem haver com a CULTURA RACIONAL.

 

 

1)  CADA VEZ MAIS RARO

EM QUALIDADE E COMPRIMENTO.

UMA VEZ PERDIDO

SÓ PROBLEMAS NA ESTEIRA.

 

 

 

             Com a tecnologia e o stress  em alta o bom e velho sono cada vez menos se impõe: insônia, sono picado, superficial, conturbado.... O que era um fiador do dia seguinte virou literalmente um pesadelo.

            Para aqueles que não lutaram com a cama pela noite afora, o dia amanhece radiante. Para os lanterninhas do sono lá vai mais um dia de penúria com rendimento e humor em baixa e o corpo exposto ao surgimento de problemas de saúde.

            Dormi bem já tinha sido batizado de perda de tempo. Hoje a ciência engrossa as fileiras da necessidade de um bom sono pelos inúmeros benefícios que  traz: brigar com a cama não é inteligente.

            Os efeitos da ruína do  sono se sentem  a curto e a longo prazo.

           

“A maioria dos adultos saudáveis precisa de 7 a 9 horas de sono por noite para o melhor funcionamento do organismo, em diversos aspectos” declara a especialista em sono drª  Luciane Mello.

    A drª Luciane Mello lista os "efeitos colaterais" de uma boa noite de sono:

            1) QUEM QUER EMAGRECE? Pois uma boa noite de sono é um meio eficaz na regulagem de hormônios (grelina e leptina) que ajudam a controlar a fome. Mas se a conta de sono ficar abaixo das 6 horas ocorre a produção de hormônios de stress que aumentam o apetite e reduzem a queima da gordura corporal.

            2) AUMENTA A IMUNIDADE:  um bom sono ajuda o organismo no controle dos radicais livres. A memória ganha disposição e rendimento. Já caindo no lado oposto, dando uma de fiscal da noite, fica em destaque a irritabilidade, o stress  e a queda da capacidade intelectual: o cérebro fica furioso e capenga!

 

 

            Com a queda do bom sono fica aberta a porta para o aparecimento de doenças cardíacas, neurológicas, diabetes e a fraqueza das defesas orgânicas: nada agradável.

            Segundo pesquisa conduzida na Inglaterra, no Centro de Pesquisa do sono, na Universidade de Loughborough; UMA BOA NOITE DE SONO PRECISA SER MAIS LONGA PARA QUEM DESEMPENHA VÁRIAS TAREFAS AO MESMO TEMPO NO DIA: AS MULHERES!

           

            Um estudo realizado pela Universidade inglesa de Oxford, afirma que o esforço que uma pessoa gasta para dar conta da agenda de trabalho..... noite afora, fora sono, mostra a conta no dia seguinte:  a produtividade patina . A capacidade de estar alerta, de tomar boas decisões, de manter o foco nas exigências de produção e até manter a calma lá se vão, num encadeamento que se volta contra quem não prezou  a boa noite de sono.

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Procurando orientação sobre sono?  Pergunte a quem entende do mesmo.

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A onda da tecnologia atropelou o sono de vez.

Seus efeitos não tardam a ser sentidos.

 

            O dr Luciano Ribeiro, especialista em sono alerta para a invasão do território do sono:

           

            "A cama deixou de ter o condicionamento de sono, de descanso. As pessoas têm levado para lá notebooks e smartphones, como se ali fosse ambiente de trabalho, ". O estudo da Universidade da Pensilvânia concluiu que o cérebro entende o que é local de atividade e um ambiente de repouso, e já associa a cama a um local onde se trabalha ou tem muita atividade mental. "Antes a recomendação médica era tirar a televisão do quarto. Agora aconselhamos que não se leve nenhuma tecnologia para lá", afirmou o dr Luciano. 

 

        "Quando um indivíduo dorme pouco, o relógio de cada órgão começa a funcionar em um horário que não é dele, e isso desorganiza todo o sistema", explica o dr Luciano Ribeiro. "No futuro teremos ainda mais problemas devido a essa situação de privação de sono que vivemos". 

 

            O dr Luciano aponta as causas mais comuns da falta de sono:

 

             "Uma das principais causas é a ansiedade e extrema atividade mental"E recomenda uma boa higiene do sono: Meditação (relaxamento mental) horário adequado de ir para a cama para dormir. Um refeição mais leve, evitar bebidas alcoólicas.

           O psiquiatra dr  Philip Gehrman da Universidade da Pensilvânia - EUA alerta para como nos condicionamos para dormir mal:

            "Você pingou de sono o dia inteiro. Ficou sonolento assistindo a Netflix. Mas  no momento que você vai pra cama você acorda. Cair na cama e não dormir em seguida, fruto de levar para a cama atividades extra-sono, acaba condicionando o corpo de que a cama não é lugar de dormir.  Trabalhar ou jogar games na cama condiciona ao cérebro de que a cama não é um lugar pra dormir" declarou o psiquiatra da Pensilvânia.

           

 

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Ou a cama é pro sono ou as atividades extra-sono acabam expulsando ele.

 

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Trabalho em alta, sono em baixa, dia seguinte arrastado com saúde prejudicada.

 

 

            De acordo com o dr Ronald Chervin, diretor do Centro das Desordens do Sono, da Universidade do Michigan- EUA:

            "A chave essencial que nós indicamos aos nossos pacientes é manter o espaço da cama reservado para dormir, uma boa leitura é também uma boa idéia."  deixar claro para o cérebro que aquele é um espaço reservado ao sono e não ao trabalho ou diversão.

            Luzes ao redor, álcool e café também não são bem vindos no ambiente do sono. Os especialistas  norte-americanos alertam que a luz azul dos computadores e dos celulares suprimem a produção do hormônio melatonina, responsável pela indução de sono.
 

 

 

 

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A luz azul dos dispositivos eletrônicos afasta o bom sono, principalmente dos adolescentes, alterando a função da glândula  Pineal.

 

 

            "Os adolescentes tem o mesmo risco a exposição da luz azul, porém eles tem o sono privado por causa da maneira sistemática como a sociedade moderna trabalha contra o nosso relógio natural do corpo: o ritmo biológico" declarou o dr Steven Lockley, da Escola Médica de Harvard- EUA.

            Segundo pesquisa nos EUA, 68% dos adolescentes mantém um dispositivo eletrônico ( tv, computador, video-game, celular)  ligado por toda a noite.

            "Não há treinamento pessoal para viver sem dormir. É o mesmo que tentar treinar as pessoas a viver sem comer" afirmou o dr Lockley.

 

         

            Leia a reportagem do JB:

 

            Leia reportagem no Estado de São Paulo:

            Veja reportagem da revista Time:

         

            Leia a matéria no Washington Post (em inglês) sobre as maiores vítimas da luz azul, na hora de dormir; os adolescentes, no link abaixo:

https://www.washingtonpost.com/national/health-science/blue-light-from-electronics-disturbs-sleep-especially-for-teenagers/2014/08/29/3edd2726-27a7-11e4-958c-268a320a60ce_story.html?utm_term=.a9e1b8e8f384

 

 

 

                Nem a cama ficou livre do assédio do progresso artificial.  A concorrência é tão grande que faltou espaço pro sono no lençol.

            Organismo fora do relógio biológico: eventos nada agradáveis na esteira da bagunça artificial, como alertam os especialistas.

 

            Na CULTURA RACIONAL a pessoa é orientada a ver, com saudável ressalva, os enormes apelos que o progresso do artifício faz: promete muito e não cumpre lá essas coisas. Uma natureza fustigada e depreciada e o bom balanço do funcionamento do corpo na mesma linha.

            Lendo O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO a pessoa vai saber o porquê o artifício promete uma coisa e entrega outra: sua base operacional é o pensamento e este vive de experiências na base de tentativas, só vendo o resultado de fato depois. Toda essa enxurrada artificial arrastou a vida da pessoa para o desequilíbrio externo e interno.

            Como alertou o especialista da Escola Médica de Harvard  o que assusta é como a sociedade moderna artificial trabalha sistematicamente contra o relógio biológico natural do corpo: uma sociedade inimiga nº 1 de si.

            Equilíbrio fora, doença dentro!

            No contato natural com Nossa Verdadeira Energia de ORIGEM RACIONAL está a base operacional pura, limpa e perfeita capaz de equilibra toda a bagunça que um pensamento vacilante foi capaz de introduzir na vida a um custo enorme.  No norte do 1º Mundo RACIONAL,  o 2º mundo deformado inconsciente e aparente se reencontra naturalmente com o tão necessário equilíbrio na vida.          

 

 

 

 

         MAIS ARQUIVOS:

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