DESTAQUE NA SEMANA

            Aqui alguns fatos e informações da semana que tem haver com a CULTURA RACIONAL.

 

 

1)  APÓS DÉCADAS DE ENGANAÇÃO

ACABOU O REINADO DA MARGARINA NOS EUA

SOB AÇÃO JUDICIAL!!!

 

 

            O FDA, a agência norte-americana que controla a comida e os medicamentos na terra do tio Sam marcou data para o enterro da gordura trans ( AQUELA PRESENTE EM QUASE TODA COMIDA MODERNA, da pastelaria, padaria, lanchonete, as comidas prontas do supermercado) em 3 anos, nos EUA.

             Diria um "esperto" local: " Vai sobrar mais pra nós."

 

 

Crocantes, quentinhos, aquele cheirinho; quem resiste?

O coração não!

 

 

A promessa era alegre: com a margarina o bom e velho coração,enfim, chegara a território amigo.

Até selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia a tampa da margarina ganhou.

Puro engano, quem se fiou se deu mal.

 

 

            Depois de DÉCADAS de ENGANAÇÃO, após a 'demonização' da velha manteiga, a "salvadora" da pátria dos corações, a margarina teve a sua  face DESMASCARADA!

            O comunicado do FDA é claro:

            "Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”

            Os efeitos nocivos da gordura trans:

                    * aumenta o colesterol ruim ; LDL

                    * reduz o colesterol bom ; HDL

                    * FAVORECE O APARECIMENTO DE COÁGULOS NOS VASOS SANGUÍNEOS

                    * LEVA O ENDURECIMENTO DAS ARTÉRIAS: ARTERIOSCLEROSE

 

             Tudo o que é necessário para se ter infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, entre outros!

 

            Só  a partir de 2006, a indústria de alimentos foi obrigada a incluir informações de conteúdo de gordura trans nos rótulos.

            A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos, nas prateleiras de venda.

            Veja a lista do seu cardápio, onde reina as gorduras trans:

            - BISCOITOS, SALGADOS E DOCES

            - ALIMENTOS ASSADOS

            - PIPOCA DE MICRO-ONDAS

            - PIZZAS E SALGADOS CONGELADOS (PIZZAS, RISOLIS, COXINHAS

            - MARGARINAS

            - CREME PARA CAFÉ

            - AS DELICIOSAS TORTAS

            - OS QUERIDOS SALGADINHOS DA CRIANÇADA

            - ETC....

     

            Os glacês prontos para uso em doces, AS GULOSEIMAS, dando uma maior consistência e a fazendo durar mais à temperatura ambiente: conveniente para sua comercialização, não para o consumidor!!!

 

Que preço tem uma família saudável e feliz?

E quanto deve receber uma família que foi enganada por décadas sendo levada ao erro de que consumir margarina era bom para o coração????

Décadas de enganação custaram milhares de vidas, e ...?

 

Até levava o nome de saúde, sendo de fato inimiga dela.

 

            As gorduras artificiais trans são impróprias para o consumo humano e deverão ser eliminadas da comida industrializada nos próximos 3 anos, declarou o FDA.

            " Esta eliminação das gorduras trans devem reduzir as doenças do coração e prevenir MILHARES de ataques fatais do coração a cada ano" afirmou o Dr Stephen Ostroff, representante da FDA.

 

 

O selo  dado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, onde está estampado: 'RECOMENDAÇÃO MÉDICA', que ia na tampa da margarina, desde 1991, ( DÉCADA ONDE VÁRIOS ESTUDOS NOS EUA INDICAVAM O MAL QUE ELA FAZIA).

COMO É ISSO??? SE A GORDURA TRANS, DESDE 1950 TINHA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA  NEGATIVA ,NOS EUA, COMPROVANDO SEU PODER LESIVO À SAÚDE.

QUE TIPO DE "RECOMENDAÇÃO CIENTÍFICA" FOI ESSA?

CABE REPARAÇÃO AOS CONSUMIDORES BRASILEIROS QUE  FORAM ENGANADOS POR ELA?

 

            As gorduras artificiais TRANS são produzidas alterando quimicamente os óleos vegetais por um processo chamado de hidrogenação.  Esse processo químico faz a gordura trans parecer como a manteiga e a banha. Porém as gorduras trans são altamente nocivas à saúde humana.

 

                "Isso tornou claro que o que é bom para aumentar o tempo do produto na prateleira NÃO É IGUALMENTE BOM para proteger a vida humana" afirmou a drª Susan Mayne, diretora do Centro para  a Comida Segura e Nutrição Aplicada - EUA.

 

            " Esta ação de hoje é um importante passo na direção da saúde pública"    a drª Mayne declarou a reportagem da NBCnews.

 

            É UMA VITÓRIA DO CENTRO PARA A CIÊNCIA no INTERESSE  PÚBLICO que PROCESSOU na Justiça norte-americana forçando o FDA a tomar uma posição!!!!

  

            " A eliminação final das artificiais gorduras trans dos fornecedores de comida significará uma comida mais saudável, menos ataques cardíacos e um menor número de mortes cardíacas, e representa UMA GRANDE VITÓRIA PARA A SAÚDE PÚBLICA" declarou o diretor executivo do CSPI (Centro para a Ciência no interesse Público) dr Michael Jacobson.

 

Entupimento das artérias é uma "qualidade" das gorduras trans, sabida desde 1950, no meio científico norte-americano!

 

            A indústria de comida vendia a informação de que as gorduras trans eram saudáveis, ao contrário da manteiga. E de 1980 (há 35 anos) para frente muitas pesquisas científicas colocaram por terra a posição da indústria.

           

            Os laticínios, carne bovina, carneiro e outros produtos animais que contém gorduras trans naturais não são incluídas nesse relatório do FDA.

        Moderação e hábitos naturais alimentares ainda não foram batidos como regras à mesa.

            Leia a reportagem na NBCnews:

            Veja um vídeo da NBCnews:

            Outro vídeo:

 

 

 

            Leia a reportagem do G1:

 

            O jornal Washington Post revela os bastidores da pressão sobre a inércia do FDA.

            Um herói nessa sombria história da gordura trans (margarina,etc): dr Fred Kummerow, cientista da Universidade de Illinois, hoje com 100 anos (não comia gordura trans).

            Dr Kummerow está por trás do processo levado a cabo contra a inércia da FDA em não proibir a gordura trans nos EUA.

            Este cientista vinha alertando a sociedade científica norte-americana para os perigos da gordura trans há quase  6 DÉCADAS!

            "A ciência ganhou" declarou o dr Kummerow, que PROCESSOU o FDA em 2013 por não agir prontamente contra as gorduras trans, " É muito importante que nós não tenhamos gorduras trans na nossa dieta."

            Em 1950, como jovem pesquisador universitário, examinou as artérias de pessoas que morreram da ataques cardíacos. Ele fez uma perturbadora descoberta: as artérias cardíacas continham ALTOS níveis de gordura trans artificial,  uma substância descoberta décadas atrás que ganhou os alimentos industrializados nos EUA, e no mundo.

            Mais tarde ele conduziu um experimento o qual mostrou que ratos desenvolviam arteriosclerose após serem alimentados com gordura trans artificiais. Quando , no estudo, era removida a gordura trans artificial da dieta a arteriosclerose desaparecia das suas artérias.

            Dr Kummerow publicou seus estudos em 1957 alertando para o perigo da formação de coágulos nas artérias resultado do consumo da gordura trans artificial.

             Trabalhou num subcomitê da American Heart Association ( Associação Norte-americana de Cardiologia), 10 anos após, e lá ele detalhou a enorme quantidade de gordura trans artificial presentes na margarina , nos produtos de confeitaria e tentou convencer a indústria da comida para diminuir a presença da gordura trans nos seus produtos.

        Apesar das pesquisas do dr Kummerow  e dos alertas ao longo dos anos as gorduras artificiais trans permaneceram como matéria prima básica para as comidas processadas por décadas.

        A indústria de comida apostava na maior duração das comidas processadas nas prateleiras e no gosto e textura para atrair os consumidores.

        " A indústria era muito mais para as gorduras trans"  disse o dr Kummerow, " Notando que os grupos formados para estudar os efeitos nocivos da gordura trans sempre ficavam no: precisamos de mais pesquisas antes de chegarmos a uma conclusão final."

            Frustrado com a inércia do FDA o dr Kummerow recolheu a assinatura de 3.000 cidadãos norte-americanos requerendo ao FDA, em 2009, através das inúmeras evidências contra as gorduras trans, o seu banimento da dieta norte-americana.

 

            Fred Kummerow, a 100-year-old University of Illinois veterinary biosciences professor emeritus, who still conducts research on the health effects of trans fats in the diet, filed a petition with the FDA in 2009 to ban the artery-clogging substance. (Courtesy of University of Illinois)

Dr Kummerow, professor emérito da Universidade de Illinois, esse sim amigo dos corações alheios.

 

            Já em 1990 cada vez mais  estudos mostravam que as gorduras trans eram culpadas pelo aumento das taxas de mortes cardíacas nos EUA (E a Sociedade Brasileira de Cardiologia começou a distribuir seu selo de recomendação do uso das margarinas em 1991, BARBARIDADE!!!).

            A organização jurídica Centro para  a Ciência de Interesse Público também peticionou o FDA, em 1994 requerendo que a substância fosse listada nos rótulos das embalagens das comidas prontas. E o FDA só colocou isso em ação 12 anos depois: 2006.

            Em 2002 o Instituto de Medicina dos EUA afirmou que NÃO HAVIA NÍVEL SEGURO do consumo de gorduras trans e as pessoas deveriam comer a menor quantidade possível da mesma.

            Com esses alertas todos a opinião pública despertou e as companhias de comidas começaram a retirar a gordura trans de alguns produtos já que perdiam consumidores, porém mantendo em inúmeros outros.

            Após tanto descaso o dr Kummerow  PROCESSOU o FDA e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, em 2013, com ajuda de um escritório jurídico da Califórnia.

            No processo pediu-se ao juiz que compelisse  o FDA a responder a petição anterior do dr Kummerow e que banisse as gorduras trans, a não ser que uma revisão administrativa achasse evidências de seu uso seguro.

            Três meses depois o FDA anunciou seus planos para eliminar as gorduras trans.

 

         LOGO SE VIU QUE O CONSERVADOR FDA  (TÃO FILIADO AOS GRANDES INTERESSES NOS EUA) NÃO TOMOU A DECISÃO ESPONTANEAMENTE, JÁ QUE MEXIA COM O LUCRO DAS INDÚSTRIAS DE COMIDA, E SIM SOB A VARA DA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA!!!

            Há pouco dr Kummerow completou seus 100 anos. E alguém trouxe um bolo pronto para a festa. Quando ele viu o rótulo do bolo prontamente anunciou que o mesmo continha gordura trans.

            " Eu vou jogar isso fora" declarou rindo, "Há muitas outras coisa para se comer."

 

        Leia a reportagem do Washington Post onde há um vídeo de entrevista com o dr Kummerow:

           

            E a "novela" ainda não terminou já que a indústria da comida vem substituindo a gordura trans artificial pela gordura artificial interesterificada: produzida a partir da gordura trans e que vários estudos, desde 2007, mostraram que a nova gordura artificial reduz o bom colesterol, aumenta o ruim, baixa a insulina aumentando bastante a glicose do sangue dos seus consumidores: " TUDO DE BOM DE NOVO", pra inglês ver!

            Leia um  parecer de uma química norte-americana sobre a nova gordura artificial alimentar:

            Veja as descobertas científicas que apontam para os malefícios da substituta da gordura trans:

            Uma 2ª investigação científica que mostra a gordura interesterificada pior que a trans:

 

 

No final as vacas se deram melhor!

                Por isso na CULTURA RACIONAL é tão fundamental que a pessoa se conheça com RAZÃO DE CAUSA.

            Saber o porquê vive, definindo sua condição de vida com BASE e LÓGICAS RACIONAIS.

            Pois as pessoas envolvidas nesse imbróglio mundial são todas muito bem educadas, ostentando belos diplomas de graduação, mestrado , doutorado e etc e ISSO NÃO SERVIU DE SEGURANÇA AO BEM ALHEIO!

            Se valer apenas da instrução artificial, por mais que ela seja valiosa e não se discute isso, não garante que a pessoa na sua frente vai agir  em seu benefício, apagando os cifrões nos seus olhos.

            O educador Krishnamurti já alertava seus alunos, em palestras, que aproveitassem um ambiente escolar comprometido com o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL do ser humano, para que o mundo não fizessem deles, após estarem formados, o que o mundo queria que eles fossem: ANIMAIS ASTUTOS!

            Lendo O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO a pessoa vai acordar desse pesadelo que a inconsciência da deformação impõe todo dia, em várias frentes, por o homem estar vivendo fora do seu VERDADEIRO NATURAL de RACIONAL.                      

 

 

         MAIS ARQUIVOS:

            semana: 15 - 21 junho 2015:

            semana: 08 - 14 junho de 2015 (2):

            semana: 08 - 14 junho de 2015:

            semana:  01 - 07 junho de 2015:

            semana: 25 - 31 maio 2015:

            semana: 18 - 24 maio 2015:

            semana: 11 - 17 maio 2015:

            semana:  06 - 12 abril 2015:

            semana: 30 março - 05 abril 2015:           

            semana: 16 - 22 março 2015:

            semana: 09 - 15 março 2015:

            semana: 26 janeiro - 01 fevereiro 2015:           

            semana: 19-25.. janeiro 2015:

            semana: 19-25. janeiro 2015:

            semana: 19-25 janeiro 2015:

            semana: 12 - 18 janeiro 2015:

            semana: 05 - 11 janeiro 2015:

            semana: 10 - 16 novembro 2014:

            semana:  03 - 09 novembro 2014:

            semana: 27 outubro - 02 novembro 2014:

            semana: 20 - 26 outubro 2014:

            semana: 13 - 19 . outubro 2014:

            semana: 13 - 19 outubro 2014:

            semana: 06 - 12 outubro 2014:

            semana: 29 setembro - 05 outubro 2014:

            semana: 09 - 15 junho 2014:

            semana: 26 maio - 01 junho 2014:

            semana: 19 - 25 maio 2014:

            semana: 12 - 18 maio 2014:

            semana:   05 - 11 maio 2014:

            semana: 21 - 27 abril 2014:

            semana: 14 - 20 abril 2014:

            semana: 07 - 13 abril 2014:

            semana: 24 - 30 março 2014:

            semana: 03 - 09 fevereiro 2014:

            semana: 27 janeiro - 02 fevereiro 2014:

            semana: 20 - 26 janeiro 2014:

            semana: 13 - 19 janeiro 2014:

            semana: 06 - 12 janeiro 2014:

            semana:  02 - 08 dezembro 2013:

            semana : 04 - 10 novembro 2013:

            semana:  21 - 27 outubro 2013:

            semana: 14 - 20 outubro 2013:

            semana:  30 setembro - 06 outubro 2013:

            semana: 23 - 29 setembro 2013:

            semana:  02 - 08 setembro 2013:

            semana: 26  agosto - 01 setembro:

            semana: 19 - 25 agosto 2013:

            semana:  29 julho - 04 agosto 2013:

            semana:  08 - 14 julho 2013:

            semana: 17 - 23 junho 2013:

            semana: 20 - 26 maio 2013:

            semana: 04 - 14 abril 2013:

            semana: 25 - 31 março 2013:

            semana: 04 - 10 março 2013:

            semana: 21 - 27 janeiro 2013:

            semana:  06-12 dezembro 2012:

            semana :  05 - 11 novembro 2012:

            semana:  22 - 28 outubro 2012:

            semana: 08 - 14 outubro 2012:

            semana: 10 - 16 setembro 2012:

            semana:  03 - 09 setembro 2012:

            semana: 27 agosto - 02 setembro 2012:

            semana: 01-05 agosto 2012: