DESTAQUE NA SEMANA

            Aqui alguns fatos e informações da semana que tem haver com a CULTURA RACIONAL.

 

1)   O PERIGO ESCONDIDO POR TRÁS DOS ENCANTADORES LÁBIOS.............

 

            O apreço  pessoal, ordinariamente, situa a pessoa no seio das suas relações e sinaliza como anda sua auto-estima.

            Um meigo rosa, um brilhante vermelho e mesmo um  cianótico roxo; milhões de mulheres e adolescentes usam batons a cada dia, algumas muito mais de 1x por dia.

            A questão atual: há algum risco de intoxicação por metal pesado por trás deste hábito de cuidado pessoal?

            O chumbo já fazia parte da nefasta lista dos metais que colocam a saúde em risco das usuárias dos batons.

            Um novo estudo, trazido ao debate pela jornalista Deborah Blum , especialista em matérias sobre químicos e meio ambiente, mostra que a lista é bem maior chegando a mais de 8 outros metais na composição dos batons, indo do alumínio ao cádmio e trazendo a pergunta a baila: qual os efeitos indesejáveis pela absorção desses metais no seu uso diário nos batons?

           

Um apuro na cor, um sinal de estima e um risco não declarado à saúde.....

            "Isto importa já que se trata de uma intoxicação crônica, que ganha força com o tempo de uso e não como uma exposição de curto uso." declarou Katharine Hammond, uma professora de Ciências da Saúde e do Meio-ambiente da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, pesquisadora chefe do novo estudo. " Nós não estamos dizendo que alguém deve entrar em pânico. O que estamos afirmando é que não seja complacente com esses metais pesados já que são reconhecidamente agentes nocivos à saúde." concluiu a cientista.

            Os lábios coloridos ganharam mais atenção pública a partir de 2007 quando um relatório alertou para a contaminação de chumbo nos batons. UM BEIJO ENVENENADO foi o cartaz da campanha para cosméticos seguros.   

            Em 2011 a administração para alimentos e medicamentos dos EUA, a FDA publicou um extensivo estudo onde foram detectadas a presença de chumbo em 400 marcas de batons!

            Apesar dos panos frios logo expressos pelos toxicologistas, EMPREGADOS da indústria de cosmética, de que a presença do chumbo era pequena e logo "segura" porém como bem colocado pelo dr Sean Palfrey, diretor médico do programa de prevenção da intoxicação por chumbo no Centro Médico da Universidade de Boston, EUA, o chumbo vai se acumulando no corpo.

            O dr Sean ainda destaca que o próprio FDA coloca a pequena cifra de 0,1 p.p.m como limite de segurança para guloseimas direcionadas para as crianças. "Isso sem mencionar que o C.D.C. ( Centro para o Controle de Doenças - EUA) admitiu, ano passado, que que nenhum nível de chumbo é realmente seguro!" concluiu o cientista.

            E O CHUMBO NÃO É A ÚNICA PREOCUPAÇÃO......

            O novo estudo publicado pela drª Hammond em maio na Revista de Perspectivas em Saúde Ambiental, descobriu a presença de outros metais nos batons: cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, cromo, cobre e níquel em 24  produtos para dar brilho labial e 8 batons de remarca.

            A pesquisa foi realizada junto a adolescentes da Califórnia que relataram o uso de batons e brilhantes em até 24 vezes ao dia!!

            As maiores concentrações descobertas eram de alumínio, cromo e manganês.

            A concentração de  alumínio  chegou a 5.000 p.p.m enquanto a de chumbo em média foi de 0,359 p.p.m.

           

           

Quando a beleza flerta com o veneno....

            O alumínio é adicionado ao batom como estabilizador, disse a representante da indústria de cosméticos, O titânio é acrescentado como agente branqueador. Os outros metais estariam nos batons por incompetência da produção da própria indústria, afirmou a srª Loretz, representante da mesma, à reportagem do New York Times !!!

            Os fabricantes usam FREQÜENTEMENTE  glitter; lasquinhas de mica, para dar brilho aos lábios. A mica é um mineral  que contém chumbo, manganês, cromo e alumínio. E existe indicações que quanto maior as cores do batom maior a carga de metais pela presença de contaminação nos pigmentos!

 

            Em 2011 o FDA achou as maiores concentrações de chumbo  no batom floral rosa profundo e menores no batom balsamo neutro.

            Um estudo europeu achou que o batom castanho tende a ter altos níveis de chumbo.

            E os pesquisadores da Arábia Saudita  relataram nos batons de cores escuras níveis de até 8,9 p.p.m. de chumbo comparado com 0,37 p.p.m. nos batons de cores claras.        

            Para o dr Palfrey: " Essa correlação entre cores e metais nos batons indica que as companhias cosméticas são capazes de controlar a quantidade de metais quando elas querem. Não deve ser um grande passo para os produtores de cosméticos extrair a quantidade de metais dos batons, em uma situação onde eles(fabricantes) não sabem e nós(pesquisadores) não sabemos o quê é seguro para as pessoas, que usam os batons" concluiu.

            Alguns metais são, sem dúvidas, absorvidos pela aplicação nas mucosas (os lábios), acrescentou o dr Palfrey. E muitas pessoas engolem o resíduo dos batons, razão peal qual a questão é repetidamente levantada pela saúde pública!

            Enquanto isso a drª Hammond recomenda que as consumidoras    se guiem pelo bom senso no trato com os cosméticos. Por princípio não deixando que crianças usem os mesmos: " Trate isso como algo perigoso, já que, a criança ingerindo o batom, teremos uma quantidade grande de metais frente a um corpo pequeno."  disse ela.

           " E seja cautelosa a cerca de quão freqüentemente você reaplica cores cintilantes." arrematou a drª Hammond. "Dada às incertezas 2 ou 3 vezes no dia é tudo que a demanda por beleza pode ser razoável".           

    Leia no New York Times(em inglês):

 

            Não sem razão, na CULTURA RACIONAL, a pessoa deve buscar o equilíbrio na vida. Saber se dar o valor sem acabar virando uma marionete no mundo das manipulações e apelos comerciais onde a pessoa entra com o seu gasto e respeito que é bom NADA.

            Num progresso artificial que sobrevaloriza uma beleza que não espelha bem estar e SACRIFICA a própria saúde do consumidor, não se deixar levar pela corrente da inconsciência pode fazer toda a diferença no tempo, quando o corpo interno simplesmente não corresponder ao apelo do look!

            Lendo O LIVRO UNIVERSO EM DESENCANTO a pessoa vai saber que, numa cultura artificial que "prima" pela ignorância da própria existência, flertar com apelos momentâneos é um lugar comum, já que viver sem saber O PORQUÊ é o que sobrou para a miserável existência do animal Racional.

            Desenvolvendo, NATURALMENTE, o RACIOCÍNIO (não é pensamento) a pessoa vai descobrir sua Verdadeira Origem RACIONAL e  vislumbrar uma Beleza que não fenece no outono.....

 

         MAIS ARQUIVOS:

            semana: 19 - 25 agosto 2013:

            semana:  29 julho - 04 agosto 2013:

            semana:  08 - 14 julho 2013:

            semana: 17 - 23 junho 2013:

            semana: 20 - 26 maio 2013:

            semana: 04 - 14 abril 2013:

            semana: 25 - 31 março 2013:

            semana: 04 - 10 março 2013:

            semana: 21 - 27 janeiro 2013:

            semana:  06-12 dezembro 2012:

            semana :  05 - 11 novembro 2012:

            semana:  22 - 28 outubro 2012:

            semana: 08 - 14 outubro 2012:

            semana: 10 - 16 setembro 2012:

            semana:  03 - 09 setembro 2012:

            semana: 27 agosto - 02 setembro 2012:

            semana: 01-05 agosto 2012: