MEMÓRIAS RACIONAIS

 

A CULTURA RACIONAL NASCEU EM 1903.

            TEM PORTANTO UMA LONGA HISTÓRIA DA QUAL MUITOS DÃO O SEU DEPOIMENTO COMO TESTEMUNHAS DA EVOLUÇÃO RACIONAL AO LONGO DAS VÁRIAS FASES QUE TRANSITOU A CULTURA RACIONAL DESDE O SEU BERÇO.

 

            UMA PESSOA SE DESTACA NA EVOLUÇÃO DA CULTURA RACIONAL: TEVE A OPORTUNIDADE ÍMPAR DE CONHECER O SR MANOEL JACINTHO COELHO DESDE ANTES DE ELE TER COMEÇADO A SUA MISSÃO RACIONAL. FOI SEU COMPANHEIRO DE MÚSICA NAS NOITES CARIOCAS DO SAUDOSO CHORINHO, ONDE O SR MANOEL FOI FAMOSO PELO SEU VIOLÃO DE 7 CORDAS. ACOMPANHOU O SR MANOEL NA FASE DA EDIÇÃO DAS OBRAS PRIMAS DE  FRANCISCO DE ASSIS, NO MÉIER-RJ. FOI CHAMADO PELO SR MANOEL PARA CONTINUAR SUA COLABORAÇÃO EM BELFORD ROXO - RJ ONDE NASCEU A OBRA BÁSICA DA CULTURA RACIONAL. E DEPOIS COMO COLABORADOR E DIVULGADOR NA CONSTRUÇÃO DO RETIRO RACIONAL TENDO PERMANECIDO ATÉ O DESLIGAMENTO DO SR MANOEL DA DIMENSÃO MATERIAL EM 1991.

            SEMPRE GOZOU DA CONSIDERAÇÃO E APREÇO DO SR MANOEL EXTERNADA PUBLICAMENTE, COMO BOM COMPANHEIRO QUE SEMPRE FOI. DAVA PLANTÕES REGULARES NO RETIRO RACIONAL, NÃO TENDO A IDADE AVANÇADA COMO EMPECILHO  AO LONGO DA MADRUGADA.

         EM UMA OPORTUNIDADE DE CONVERSA DURANTE UM DOMINGO  DE COLABORAÇÃO NO RETIRO RACIONAL, O SR BEBETO (ADALBERTO RAMOS): ENFERMEIRO POR PROFISSÃO , CONTOU UM SINGULAR INCIDENTE  OCORRIDO NUMA FASE BEM PRIMORDIAL DO SEU CONTATO COM O SR MANOEL. ELE NOS DISSE QUE UMA VEZ UM SER DE ESFERA SUPERIOR LHE CONFIDENCIOU QUE ELE SERIA COMPANHEIRO PELA VIDA DO SR MANOEL: MAS LHE ALERTOU DE FORMA ENFÁTICA E OBJETIVA, SE VOLTANDO PARA ELE, QUE NÃO SE ESQUECESSE QUE O SR MANOEL NÃO ERA IGUAL À ELE!

        O SR ADALBERTO RAMOS ( O BEBETO) TRANQÜILAMENTE TESTEMUNHOU DESDE CEDO NA SUA CONVIVÊNCIA COM O SR MANOEL QUE O SR MANOEL NÃO ERA UM SER  PERTENCENTE  A ESTE CICLO DE DEFORMAÇÃO AO QUAL A NOSSA HUMANIDADE SE VÊ SUBORDINADA. FOI UMA TESTEMUNHA POR DÉCADAS DAS VÁRIAS FASES PELA QUAIS PASSOU A CULTURA RACIONAL. COMO EXEMPLO VIVO SEMPRE MANTINHA UMA POSTURA DE EDUCADA PROXIMIDADE COM O  SR MANOEL NÃO EXTERNANDO NENHUMA CONFIANÇA VULGAR, QUE PODERIA EVENTUALMENTE TER SURGIDO PELO TEMPO E PELA PROXIMIDADE DE CONVIVÊNCIA!