
MEMÓRIAS RACIONAIS
A CULTURA RACIONAL NASCEU EM 1903.
TEM PORTANTO UMA LONGA HISTÓRIA DA QUAL MUITOS DÃO O SEU DEPOIMENTO COMO TESTEMUNHAS DA EVOLUÇÃO RACIONAL AO LONGO DAS VÁRIAS FASES QUE TRANSITOU A CULTURA RACIONAL DESDE O SEU BERÇO.
"O DIA EM QUE O SÁBIO SE VESTE"
Em plantões no Retiro Racional, na década de 1980, o Senhor Manoel Jacintho Coelho declarava que o dia 01 de janeiro, o Dia de São Silvestre é o : O DIA EM QUE O SÁBIO SE VESTE.

Senhor Manoel Jacintho Coelho
Autor da CULTURA RACIONAL.
Como era de Seu costume, não pormenorizava a informação, aguçando a percepção do seu sentido, se resumindo a expô-la.
Tempo depois foi levantado o fato inusitado de que ao nascer no dia 30 de dezembro de 1903, ( uma 4ª feira), ás 01:30 da madrugada, no Rio de Janeiro, o Sr Manoel, como bebê permaneceu dormindo até o dia 01 de janeiro de 1904!
O susto foi tanto que ao despertar no 1º dia de janeiro de 1904 a sua mãe emocionada começou a chorar aliviada do susto materno.
Fato é que o seu nascimento SÓ FOI REGISTRADO pelo seu pai material no dia seguinte: 02 de janeiro de 1904 (um sábado)! (consta na certidão de nascimento e , como era de costume, ficou registrado ao ser publicado no Jornal do Brasil ;jornal carioca, desde aquela época).
Como um SER do MUNDO RACIONAL, PURO, LIMPO e PERFEITO deu a entender que no dia 1º de janeiro é que O SÁBIO : AQUELE QUE SABE DE ONDE VEIO E PARA ONDE VAI: o SENHOR MANOEL JACINTHO COELHO, se revestiu nessa dimensão deformada para dar início a Sua grande missão de trazer o CONHECIMENTO RACIONAL à esse mundo deformado onde impera o encanto e grassa o sofrimento.
Como não há paralelo entre esse nosso mundo deformado de vida aparente e o MUNDO RACIONAL de VIDA ETERNA onde impera a FELICIDADE RACIONAL, só o PRÓPRIO TESTEMUNHO do RACIONAL SUPERIOR para elucidar como a Mecânica RACIONAL opera dentro da mecânica material.
Para a felicidade humana o RACIONAL SUPERIOR veio rasgar o véu que obstruía o entendimento do homem, na condição de animal Racional e proporcionar o DESENVOLVIMENTO do RACIOCÍNIO (não é pensamento) para o nosso retorno ao estado Natural de RACIONAIS, PUROS, LIMPOS E PERFEITOS, NA VIDA ETERNA RACIONAL.