
BATEU AQUELA SEDE
MAS NÃO DESISTIR DA SILHUETA É VITAL
COM OU SEM AÇÚCAR?
SATISFAZER E SOBREVIVER É A QUESTÃO!
.jpg)
Tô nessa: embarquei na canoa.
Ih! a canoa tá furada.....
O PRIMEIRO ESTUDO EM 10 PAÍSES EUROPEUS:
DINAMARCA
FRANÇA
ALEMANHA
GRÉCIA
ITÁLIA
HOLANDA
NORUEGA
ESPANHA
SUÉCIA
INGLATERRA
PUBLICADO NESTE MÊS NA JAMA: REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA NORTE-AMERICANA, DE MEDICINA INTERNA
MAIS DE 450.000 PESSOAS ESTUDADAS, POR 16 ANOS.
MÉDIA DA IDADE: 50 ANOS.
29% HOMENS E 71 % MULHERES.
GRUPO CONTROLE: QUEM NÃO CONSOME REFRIGERANTE
PESSOAS NÃO INCLUÍDAS NO ESTUDO: COM CÂNCER - DOENÇAS CARDÍACAS - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OU DIABETES. AS MORTES NOS PRIMEIROS 8 ANOS DO ESTUDO NÃO FORAM CONTABILIZADAS
O NÚMERO DE COPOS DE REFRIGERANTES CONSUMIDOS (COPO COM 250ML) ANOTADOS POR MÊS/SEMANA/DIA.
ITENS DO QUESTIONÁRIO:
O ESTILO DE VIDA
ESCOLARIDADE
HÁBITO DE FUMAR
INGESTÃO DE ÁLCOOL
ATIVIDADE FÍSICA
CARACTERÍSTICA SEXUAIS E HORMONAIS (REPOSIÇÃO HORMONAL)
INGESTÃO CARNE VERMELHA E PROCESSADAS
CAFÉ
SUCO FRUTAS E VEGETAIS
FRUTAS E LEGUMES
REFRIGERANTES AÇUCARADOS
REFRIGERANTES DIETS
O EVENTO DA MORTE: QUANDO E DE QUÊ.
OCORRERAM MAIS DE 41.000 MORTES.
CONCLUSÃO DO ESTUDO:
O CONSUMO DE REFRIGERANTES TOTAIS ( AÇUCARADOS E DIETS), OU SÓ AÇUCARADOS OU SÓ DIETS, ESTAVAM LIGADOS AO AUMENTO DA MORTALIDADE, POR TODAS AS CAUSAS DE MORTE., INCLUSIVE AS CIRCULATÓRIAS.
ESTUDO ANTERIOR, DOS EUA, APONTOU QUE O CONSUMO DE REFRIGERANTES AÇUCARADOS OU DIETS ESTAVAM ASSOCIADOS A UMA MAIOR MORTALIDADE POR TODAS AS CAUSAS NOS EUA.
UM OUTRO ESTUDO NOS EUA JÁ OBSERVARA QUE AS MULHERES QUE CONSUMIAM REFRIGERANTES DIETS TAMBÉM TIVERAM A MORTALIDADE AUMENTADA PARA TODAS AS CAUSAS.

FOI LEVANTADA A ASSOCIAÇÃO DA MORTALIDADE COM O CONSUMO DE REFRIGERANTES AÇUCARADOS OU DIETS E TAMBÉM DE AMBOS.
41.693 MORTES :
18.302 HOMENS
23.391 MULHERES:
43,2% FORAM DE CÂNCER
21,8% DOENÇAS CIRCULATÓRIAS
2,9% DOENÇAS DIGESTIVAS
MESMO EM PESSOAS COM IMC MENOR QUE 25 ( PESO SAUDÁVEL) FORAM ENCONTRADAS ASSOCIAÇÕES POSITIVAS POR TODAS AS CAUSAS PARA TODOS OS REFRIGERANTES ( COM 1 OU MAIS COPOS POR DIA COMPARADO COM MENOS 1 COPO POR MÊS)
DOENÇAS CIRCULATÓRIAS;
A MAIOR MORTALIDADE FICOU COM O CONSUMO DE 2 OU MAIS COPOS POR DIA, COMPARADO COM MENOS 1 COPO POR MÊS: PARA OS REFRIGERANTES TOTAIS.
PARA AS PESSOAS QUE USAVAM SÓ OS DIETS, TANTO PARA HOMENS QUANTO MULHERES: ASSOCIAÇÃO POSITIVA ENTRE OS REFRIS DIETS E MORTALIDADE POR TODAS AS CAUSAS E DOENÇAS CIRCULATÓRIAS FORAM ENCONTRADAS: PARTICIPANTES COM PESO SAUDÁVEL TAMBÉM.
NOS QUE CONSUMIAM REFRIGERANTES AÇUCARADOS NÃO FOI OBSERVADO MAIOR MORTALIDADE PARA DOENÇAS CIRCULATÓRIAS .
DOENÇAS CORONÁRIAS:
MAIOR MORTALIDADE PARA O CONSUMO DE REFRIGERANTES TOTAIS E REFRIGERANTES DIETS: OS ADOÇADOS ARTIFICIALMENTE (SEM ASSOCIAÇÃO COM OS REFRIGERANTES AÇUCARADOS).
DOENÇAS CEREBROVASCULAR ( OS AVCs):
FOI ACHADA A ASSOCIAÇÃO POSITIVA NA MORTALIDADE PARA OS CONSUMIDORES DE REFRIGERANTE , NÃO APRESENTANDO DIFERENÇA SE AÇUCARADOS OU DIETS.
CÂNCER:
CONSUMO TOTAL DE REFRIGERANTES FOI ASSOCIADO À MORTES POR CÂNCER COLORETAL ( 1 OU MAIS COPO POR DIA COMPARADO COM MENOS DE 1 POR MÊS).
DOENÇAS DIGESTIVAS:
MAIOR MORTALIDADE PARA OS REFRIGERANTES TOTAIS E OS AÇUCARADOS. MAS NÃO PARA OS DIETS. VALENDO PARA HOMENS E MULHERES.
DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS:
O CONSUMO DE REFRIGERANTES TANTO AÇUCARADOS QUANTO DIETS AUMENTOU O RISCO DE MORTALIDADE PELA DOENÇA PARKINSON.

OS PESQUISADORES INDICARAM QUE MAIS ESTUDOS SÃO NECESSÁRIOS PARA FICAR CLARO OS POSSÍVEIS EFEITOS ADVERSOS À SAÚDE, DOS ADOÇANTES ARTIFICIAIS.
OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APOIAM AS CAMPANHAS DE SAÚDE PÚBLICA EM ANDAMENTO DESTINADAS A REDUZIR O CONSUMO DE REFRIGERANTES.
Os pesquisadores observaram associações semelhantes em fumantes e não fumantes, bem como em participantes magros e obesos, o que indica que a associação entre refrigerantes e mortalidade não é fortemente influenciada pelos hábitos de fumar e IMC.
Já em março deste ano um outro estudo realizado nos EUA e publicado na revista médica: CIRCULATION mostrou uma ligação entre o consumo de bebidas adoçadas (refris no meio) e um aumento de mortes prematuras entre homens e mulheres da terra do Tio Sam. E os resultados também apontavam para mortes prematuras para as mulheres que consumiam bebidas diets.
A explicação biológica? Estudos em animais mostraram que o consumo frequente de bebidas diets alterariam a capacidade do organismo em lidar com o metabolismo do açúcar.
O professor Mitchell Elkind , presidente da American Heart Association declarou :
" Outros estudos já indicaram para alterações nos mecanismos biológicos, incluindo um impacto nos receptores celulares para a insulina, no fígado, pelo uso de adoçantes artificiais."
Pesquisadores disseram que existem evidências de que os adoçantes artificiais podem produzir intolerância à glicose e produzir picos nos níveis de insulina. Estudos adicionais esclareceriam os efeitos adversos dos aditivos sintéticos, como o aspartame.
"Os resultados deste estudo são significativos", disse Sarah Reinhardt, líder de sistemas alimentares e analista de saúde da União de Cientistas Interessados. "Isso reforça um fato que não surpreenderá ninguém no campo da nutrição: alimentos processados carregados com ingredientes artificiais nunca serão a bala mágica para melhorar a saúde, não importa quão baixos estejam em açúcar. Nossos corpos são mais complexos que isso."
