
QUENTE OU FRIO : NA CUIA OU COMO SORVETE, O CLIMA MANDA
AMARGO: UMA DELÍCIA...
AO ACORDAR, APÓS AS REFEIÇÕES E NA RODA SOCIAL: ALI ESTÁ ELE
UMA BOA DIGESTÃO LHE SEGUE: E ESPANTA O FRIO.

Uma bela árvore. Folhas digestivas e tradição assentada nos pampas do sul

Tá na mão, tá na cuia: parceiro do Sol raiar, no descanso da refeição ou na roda de amigos: lá está ele: o saudável chimarrão
Incrementa a circulação e beneficia o coração.
A erva-mate ( chimarrão) é uma bebida tradicional da América do Sul, presente no Paraguai, Uruguai, Argentina e sul do Brasill ( presente no coração dos pampas). Consumida na cabaça, onde sobre suas folhas moidasse derrama água fervendo ,é frequentemente consumida através de um canudo especial que filtra as folhas secas.
A erva-mate é conhecida há muito tempo como uma bebida de perda de peso, e os dados sugerem que seus benefícios vão muito além disso. Suas folhas contêm cafeína, teobromina e teofilina, que trabalham em conjunto para fornecer um sabor mais suave e agradável do que o café ou outras bebidas estimulantes populares.
Estudos sugerem que a erva-mate pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, apoiar a saúde cardíaca e renal e combater o câncer.
Perfil Nutricional da Erva Mate
Uma xícara de chá de erva-mate pode conter cerca de 80 miligramas de cafeína, semelhante a uma xícara de café. No entanto, o conteúdo de cafeína pode variar dependendo dos ingredientes e de como a bebida é preparada.
O que são nutrientes essenciais encontrados na erva-mate ;
-
Carboidratos: 80,71%
-
Proteínas: 4,09 por cento
-
Gorduras: 0,90 por cento
-
Minerais
-
Vitaminas (vitamina C, B1, B2, B6)
-
Alcaloides de purina (cafeína, teobromina)
-
Teofilina (em quantidades vestigiais)
-
Polifenóis (ácidos fenólicos, flavonóides)
-
Terpenos (sponinas, carotenóides)
“Em comparação com o café, a erva-mate oferece mais benefícios para a saúde devido aos seus níveis mais altos de antioxidantes, minerais e os efeitos da teobromina e da teofilina”, disse Bryan Quoc Le, cientista de alimentos, consultor da indústria de alimentos e autor do livro, “150 Food Science Questions Answered”, ao The Epoch Times.
A pesquisa descobriu que beber chá feito a partir de 8 gramas de erva-mate aumentoa a atividade antioxidante no plasma sanguíneo de voluntários saudáveis dentro de 1 a 2 horas. Os antioxidantes ajudam a proteger as células contra danos, reduzir a inflamação e apoiar a saúde geral.
Enquanto a cafeína é o principal estimulante da erva-mate, a oobromina e a teofilina são estimulantes leves que também contribuem para seus efeitos energizantes.
"Theobromine é um precursor químico da cafeína. Embora não afete diretamente o sistema nervoso central, pode aumentar a frequência cardíaca, agir como um diurético e ajudar a relaxar as vias aéreas”, disse Le.
A teofilina, embora presente em pequenas quantidades, ajuda a ampliar as vias aéreas, estimula o sistema nervoso central e aumenta a frequência cardíaca e a força das contrações do músculo cardíaco.
.jpg)
.jpg)
Matear é uma forte tradição presente nos pampas, ajudando na digestão ( estimula o funcionamento da vesícula biliar) e no convívio social.
Efeitos anti-diabéticos:
Consumir regularmente a erva-mate ajuda na prevenção do diabetes tipo 2, de acordo com uma pesquisa publicada no ano de 2020., na revista Proceedings of the Nutrition Society. Os participantes que usaram três porções de erva-mate diariamente, por oito semanas mostraram níveis reduzidos de glicemia de jejum, insulina e glucagon em comparação com aqueles que beberam uma bebida isotônica, mostrando uma melhora do metabolismo.
“ Embora a erva-mate possa ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e HbA1c em pessoas com diabetes tipo 2, parece funcionar melhor quando combinado com hábitos alimentares saudáveis”, disse Jena Brown, nutricionista e proprietária da Victorem Performance Nutrition, em um e-mail para o The Epoch Times. A hemoglobina glicada (HbA1c) é um marcador de longo prazo dos níveis de glicose no sangue.
Suas propriedades antioxidantes também podem ajudar pessoas com pré-diabetes.
Um estudo em animais publicado na revista Nutrients sugere que a erva-mate pode afetar dois hormônios importantes que ajudam a controlar o açúcar no sangue: GLP-1 e GIP. Os pesquisadores deram aos camundongos a erva-mate por quatro semanas e mediram os níveis desses hormônios no sangue e no intestino. Eles descobriram que a erva-mate aumentou os níveis de GLP-1, o que é bom para controlar o açúcar no sangue, mas não afetou o GIP.
Testes de laboratório também mostraram que um composto produzido quando erva-mate é quebrado nos níveis de GLP-1, sugerindo que seus benefícios podem depender em parte de como é digerido. A pesquisa indica que a erva-mate pode ajudar na regulação do açúcar no sangue, afetando o intestino.
Protege a saúde do coração:
A erva-mate pode ajudar a proteger a saúde do coração, influenciando a forma como certos genes funcionam. Um estudo publicado na Inglaterra em 2022 ( British Journal of Nutrition) descobriu que homens com risco de doença cardíaca ,que consumiam a erva-mate diariamente por quatro semanas mostraram mudanças em mais de 2.600 genes relacionados à saúde do coração. Essas mudanças sindicam que a erva-mate pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas.
“A erva-mate pode apoiar a perda de peso e ajudar a manter os níveis saudáveis de colesterol e açúcar no sangue, todos os quais desempenham um papel na promoção de uma melhor saúde do coração”, disse Brown.
A pesquisa mostrou que a erva-mate pode ajudar a proteger a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) de danos, o que pode diminuir o risco de doença cardíaca. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar o quão bem funciona nas pessoas.
Um estudo de 2018, incluindo 95 mulheres na pós-menopausa, examinou os efeitos da bebida erva-mate na saúde do coração e metabólico. As mulheres que bebiam mais de 1 litro de chá de erva-mate por dia tinham menos casos de pressão alta, colesterol alto e doenças cardíacas. Eles também tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue.


Ajudando na luta contra o câncer:
Resultados de uma pesquisa de 2020 indica que os compostos benéficos da erva mate ( Ilex paraguayense) o tornam um potencial agente antitumor natural. Os pesquisadores examinaram como o extrato de erva-mate pode ajudar a combater o câncer colorretal, comum em homens e mulheres. Eles verificaram o efeito da erva-mate em células tumorais e em modelos animais para ver se isso poderia parar o crescimento de células cancerígenas e sua disseminação no organismo.
Os resultados mostraram que o extrato de erva-mate pode reduzir o crescimento de células cancerígenas, induzindo a morte celular (apoptose). Nesses , experimentos com animais, a erva mate também ajudou a reduzir o crescimento de tumores e a formação de vasos sanguíneos (angiogênese) sem afetar o peso corporal.
Esses estudos com células e animais evidenciaram efeitos precoces benéficos, da erva-mate.
Outra pesquisa, de 2023 publicada no Journal of Herbal Medicine analisou como o extrato de erva-mate pode proteger as células renais dos danos causados pelo estresse oxidativo.
O estresse oxidativo ocorre quando há um excesso de radicais livres ou moléculas nocivas no corpo e não antioxidantes suficientes para neutralizá-los. Este desequilíbrio pode danificar as células e aumentar o risco de problemas de saúde.
Para testar os efeitos protetores da erva-mate, os pesquisadores usaram o peróxido de hidrogênio para estressar as células renais humanas no laboratório. Este tipo de estresse imita o que acontece no corpo durante altos níveis de dano oxidativo. Eles descobriram que, em uma certa dose, o extrato de erva-mate impediu cerca de 70% dos danos oxidativos. Também aumentou a atividade de enzimas antioxidantes e reduziu o acúmulo de moléculas nocivas. Esses resultados indicam que a erva-mate pode ajudar a proteger as células renais, agindo como um poderoso antioxidante.

.jpg)