
BOMBARDEADO POR IMENSA QUANTIDADE DE ESTÍMULOS
FRENTE AO ASSÉDIO SENSORIAL: UM FILTRO SE IMPÕE
PRESERVAR A CONSCIÊNCIA: UM BEM
RESTAURAR A CONSCIÊNCIA RACIONAL: O BEM MAIOR.....

O BOM E VELHO CÉREBRO.
Vivendo na selva eletro-magnética ( este 2º mundo deformado), a pessoa se percebe bombardeada a todo o momento, por medo, ansiedade, expectativa em alta, sons, estímulos visuais, etc, etc: um filtro se impõe para poder sobreviver ao tiroteio de estímulos. Uma mínima reserva de saúde mental: uma bóia salvadora neste oceano revolto da deformação e degeneração.
Cientistas identificaram uma estrutura cerebral que filtra a consciência. Neurocientistas observaram pela primeira vez como estruturas profundas no cérebro são ativadas quando o cérebro toma consciência de seus próprios pensamentos, algo conhecido como percepção consciente.
O cérebro é assediado constantemente com visões, sons e outros estímulos, mas as pessoas só estão cientes de uma lasca do mundo ao seu redor — o gosto de um pedaço de chocolate ou o som da voz de alguém, por exemplo. Os pesquisadores sabem há muito tempo que a camada externa do cérebro, chamada córtex cerebral, desempenha um papel nessa experiência de estar ciente de pensamentos específicos.
“ O campo dos estudos da consciência tem despertado muitas críticas e ceticismo por ser um fenômeno muito difícil de estudar”, afirma Liad Mudrik, neurocientista da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Porém os cientistas têm utilizado cada vez mais métodos sistemáticos e rigorosos para investigar a consciência , afirma ela.
O envolvimento de estruturas cerebrais mais profundas tem sido muito mais difícil de elucidar, pois elas só podem ser acessadas por meio de cirurgia invasiva. Projetar experimentos para testar o conceito em animais também é complicado. Mas estudar essas regiões permitiria aos pesquisadores ampliar suas teorias da consciência para além do envoltório externo do cérebro, afirmam os pesquisadores.

Drª Liad Mudrik.
Um estudo publicado na revista Science , Mingsha Zhang, um neurocientista da Universidade de Beijing -China, focou no tálamo. Esta região no centro do cérebro está envolvida no processamento de informações sensoriais e memória de trabalho, e acredita-se que tenha um papel na percepção consciente.
As pessoas que participaram do estudo já estavam em terapia para dores de cabeça severas e persistentes , para as quais eles tiveram eletrodos finos injetados profundamente em seus cérebros. Isso permitiu que Zhang e seus colegas estudassem seus sinais cerebrais e medissem a percepção da consciência.
Os participantes foram solicitados a mover os olhos de uma maneira específica, dependendo se notavam ou não um ícone piscando na tela à sua frente.
Durante as tarefas, os pesquisadores registraram a atividade neural em várias regiões do cérebro, incluindo o tálamo e o córtex. Esta é a primeira vez que tais gravações simultâneas foram feitas em pessoas fazendo uma tarefa que é relevante para a ciência da consciência, diz Christopher Whyte, um neurocientista de sistemas na Universidade de Sydney, na Austrália. O trabalho "é realmente muito notável", ele diz, porque permitiu que a equipe observasse como o tempo da tividade neural em diferentes regiões do cérebro variava.
A atividade no tálamo e no córtex pré-frontal dos participantes, quando estavam cientes da presença do ícone ,foi marcadamente diferente da atividade quando não estavam. A atividade quando estavam cientes da presença do ícone apareceu mais cedo e foi mais intensa em partes do tálamo do que em partes do córtex, e pareceu ser coordenada entre as duas áreas. Isso sugere que o tálamo atua como um filtro e controla quais pensamentos chegam à consciência e quais não, afirma Mac Shine, neurocientista de sistemas da Universidade de Sydney.
Este estudo é “uma das investigações mais elaboradas e extensas do papel do tálamo na consciência”, diz Mudrik. Mas ainda há uma questão sobre se a tarefa realmente capturou a atividade neural associada à experiência consciente ou apenas rastreou a atenção para um estímulo que não foi necessariamente percebido conscientemente, diz ela.

O tálamo (estrutura interna no cérebro) e suas diversas estruturas no papel de filtro da consciência.


A glândula pineal descrita como a "Sede da Alma" por Renée Descartes, está localizada no centro do cérebro. A principal função da glândula pineal é receber informações sobre o estado do ciclo claro-escuro do ambiente e transmitir essas informações pela produção e secreção do hormônio melatonina.

.jpg)